Sobre a Escola

| |

     Até o ano de 1937 contava o distrito com pequenas escolas particulares. A necessidade imperiosa de criação de uma Escola Estadual estruturada tornou-se urgente e efetiva devido ao número crescente de educandos na região. Eis que em 24 setembro de 1937 foi criada pelo decreto nº 6754/37 o Grupo Escolar de Sapucaia do Sul, sua primeira diretora foi a professora Nilda Lopes Souto Mayer, a escola iniciou com 80 alunos e 4 professores.
     A Escola Estadual pioneira na localidade é considerada um símbolo da população sapucaiense que sempre a viram como: “Grupo da Figueira”, “Grupo de Sapucaia”, “Grupo Escolar de Sapucaia do Sul”, numa atribuição de pioneirismo, destaque, estima e consideração, a elegeram a parte integrante, atuante, colaborando para o crescimento da nossa Sapucaia do Sul.
     Através de decretos, resoluções e apostilas que citaremos, a escola passou por varias designações.
     Decreto 29.008/79- Resolução nº 111/74 reorganiza o Grupo Escolar da Sede que passa a ser designado e denominado Escola Estadual de 1º Grau de Sapucaia do Sul – 1ª a 4ª série.
     Retificado pela apostila nº 38.947/80 designa como Escola Estadual de Sapucaia do Sul – 1ª a 5ª série.
     Em 1991 face aos pareceres nº 200/84 do Conselho Estadual de Educação e nº 117/91 do Departamento de Ensino do 1º Grau, autorizou o funcionamento da 6ª série e passa a designar-se  Escola Estadual de Sapucaia do Sul – 1ª a 6ª série.
     A partir do parecer 99/99 – 29/01/99 e do processo SE nº 94.353/1900/98.4 autoriza o funcionamento de 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental.
     E, conforme o disposto nas Resoluções CEED de nº 234/98, CEED nº 242/99 e no Parecer CEE nº 99/99, designa como Escola Estadual de Ensino Fundamental de Sapucaia do Sul.
     Hoje a parte restratória é patrimônio tombado do Estado do Rio Grande do Sul.
     Atualmente, a Escola conta com 630 alunos, 24 professores e 6 funcionárias, sendo diretora a professora Nivea Luiza Bastos Boavista Nogueira.
     A Escola tem como filosofia sensibilizar o aluno para os valores éticos, políticos e morais, respeitando a individualidade de cada um, exercendo assim um papel mediador na aquisição e transformação de conhecimentos.